Skip to content

notícias

Gerenciamento de recursos hídricos

As soluções para gerenciamento de recursos hídricos da CC com GCCM( geossintético cimentício composto mat) e disciplinamento das águas foi utilizado para  forrar uma série de valas, canaletas  e escadas de drenagem localizadas ao longo de uma estrada de ferro em Liberdade, Minas Gerais, Brasil.

Havia problemas de acessos graves, como várias dos valas foram cortadas em encostas íngremes e em ambos os lados da estrada de ferro, o concreto derramado foi considerada para a instalação, no entanto, teria exigido encerramentos de linhas longas e complexas, o que levaria a paralisação das vias e apresentava uma grande perda na movimentação de cargas para empresa e um alto custo de execução da obra, com uma logística cara, um rolo de 125m do GCCM_CC8mm substitui dois caminhões betoneira de 17t de concreto.

O projeto para gerenciamento das águas no curso da ferrovia foi executada através de uma área do Parque Nacional sob preservação (APP) que significava que era vantajoso usar CC devido aos benefícios ambientais. O cliente foi VLI ( Valor Logística Integrada ), uma das maiores concessões ferroviárias privadas do Brasil.

O material foi fornecido pela SPI Engenharia e Representações. Para preparar o local para a instalação, a vegetação foi removida e o perfil da vala graduada., os rolos foram entregues em paletes de GCCM_CC 8mm de espessura (CC8TM) foram entregues no local e transportado manualmente para as valas, para as valas situadas mais acima na encosta, um sistema de corda e polia foi usado, assistido por uma pequena retroescavadeira.

Os rolos em lote foram colocadas longitudinalmente, com comprimentos subsequentes sobrepondo a anterior por 100 milímetros. Cada camada foi atrelado a cada 2m no ombro da vala, e as sobreposições foram articulados com parafusos de 25mm a distancia de 150mm intervalos.

No total, 4000m² de GCCM_CC8TM foram instaladas em velocidades de até 300 metros por dia com 7 pessoas, durante a estação chuvosa e temperaturas de até 35 °C. O cliente ficou muito impressionado com a velocidade e segurança da instalação, observando que esta foi a primeira instalação isenta de incidente que eles tiveram com este volume de infra-estrutura de concreto.

Depoimentos: “Esta aplicação não só era prático e rápido, e tivemos muitos dias de chuva durante o processo com não uma paralisação, e foi o trabalho mais seguro e a taxa de acidentes mais baixa que já experimentei em nossa empresa” Thiago Lisboa – Gestor VLI

“O segundo dia, quando voltamos para obra, nós surpreendemos com CC aplicado no lugar, não podia acreditar” Diego Ferreira Gerente da Portex Terraplanagem